Sistema Construtivo

Sistema Construtivo

A opção pelo Betão

A eficiência energética dos edifícios envolve a aplicação de diferentes estratégias, entre outras: a orientação, a ventilação, o isolamento ou inércia térmica dos materiais. Nesse sentido, o betão, além da sua conhecida resistência ao fogo, isolamento acústico, confiabilidade estrutural e velocidade de construção, graças à sua massa térmica, contribui para o melhoramento do comportamento energético dos edifícios.

Neste ponto é importante perceber o conceito de massa térmica e de inércia térmica. O que é e qual a sua importância na construção? A massa térmica é pois, a capacidade que os materiais de construção têm em armazenar e libertar calor, em função da variação das temperaturas interiores e exteriores.  No que diz respeito à inércia térmica de um edifício, esta é o efeito que a massa térmica tem sobre a resposta do edifício para reduzir as necessidades de aquecimento e arrefecimento face às variações térmicas diárias das temperaturas externas.

Habitações com massa térmica elevada, como as construídas em betão, absorvem o calor quando há mais ganhos do mesmo e libertam-no várias horas depois. Desta forma, nas estações quentes, a necessidade de utilização do ar condicionado para arrefecimento e nas estações frias para aquecimento é reduzida, uma vez que estes edifícios apresentam uma elevada inércia térmica.

Tomemos como exemplo o seguinte, no verão, elementos construtivos em betão  amortecem e retardam o aquecimento da temperatura interior da habitação. À noite, o betão liberta o calor absorvido durante o dia, mantendo o conforto térmico interior. Esta ação economiza energia e produz um clima interno mais agradável.

  • Durabilidade;
  • Conservação sustentável, não necessita de manutenção;
  • Maior resistência ao fogo e à passagem do tempo;
  • Resistência sísmica;
  • Isolamento: A condutividade térmica deste material é muito baixa;
  • Acústico: principalmente devido à densidade e transmissão acústica em relação ao ruído;
  • Massa térmica-inércia térmica: capacidade de armazenar calor ou frio, alcançando um efeito de inércia térmica, beneficiando projetos que procurem uma economia energética sem estarem diretamente ligados a investimentos avultados em tecnologia.

Elementos Construtivos

As fundações são desenvolvidas com vigas de lintel e sapatas contínuas de betão in situ, dimensionadas em função do peso da estrutura e das condições do terreno.

Sobre a fundação, a nossa solução construtiva, passa por fazer descarregar paineis prefabricados de betão em sandwich com isolamento (5+6+15cm), que funcionam também como alvenaria e fachada acabada nas situações previstas no projeto de arquitetura. Estes paineis que compõem a fachada além de betão à vista na cor cinza natural podem ser revestidos com outros acabamentos decorativos pontuais desde que definidos em projeto pelo cliente e fiquem contratualizados.

Os pavimentos serão executados em lajes alveolares sempre que possível, incluindo o devido isolamento de acordo com a necessidade.

A cobertura é composta por lajes alveolares sempre que possível e camada de pendente em betão aligeirado com EPS. O seu isolamento térmico, acústico e impermeabilização assenta num sistema composto por barreira pára-vapor + isolamento térmico XPS de 80mm + bi-camada em telas asfálticas APP + manta geotextil + seixo rolado, devidamente rematada com rufos em zinco.

Toda a envolvente da habitação será revestida por paredes autoportantes compostas por gesso cartonado duplo ou placas de cimento leve (zonas húmidas) e estrutura perfilada (48/13+13mm) devidamente preenchidas com lã mineral. As paredes divisórias interiores serão todas executadas em gesso cartonado duplo e estrutura perfilada (13+13/70/13+13mm), sendo as paredes de todas as zonas húmidas em placas de cimento leve, devidamente preenchidas com lã mineral e rematadas.

Eficiência Energética

Eficiência Energética

Na SPRALiving temos a consciência da importância do meio ambiente e é por isso que nos preocupamos em projetar edifícios com total eficiência energética. O nosso propósito é projetar habitações que não sejam nocivas para os nossos ecossistemas.

Pontos importantes:

  • Todas as nossas casas industrializadas são estudadas para serem três vezes mais eficientes energeticamente do que uma casa de construção tradicional;
  • As nossas paredes garantem máxima economia devido à sua eficiência, inércia térmica e anulação de pontes térmicas;
  • O nosso sistema construtivo proporciona uma habitação com máxima estabilidade térmica;
  • Existe a possibilidade de criar uma casa passiva ou de consumo quase nulo, graças à utilização dos recursos da arquitetura bioclimática;
  • Podemos equipar o edifício com os mais recentes equipamentos de conforto tecnológico: piso radiante, energia aerotérmica, energia geotérmica, energia termodinâmica, caldeira a pellets, ventilação dupla de fluxo cruzado, etc.;
  • Domótica.

Como?

  • Aproveitando os recursos naturais e aproveitando as horas de sol graças à orientação solar escolhida.
  • Utilização de materiais isolantes que contribuem para o mínimo consumo interno de energia.
  • Colocação na cobertura de painéis solares com acumuladores para fornecer água quente com recurso a energia solar ou outro sistema de de AQS de funcionamento semelhante.
  • Possibilidade de instalação de diferentes sistemas de ar condicionado com eficiência energética, como energia geotérmica, biomassa ou aerotérmica.
  • Reduzindo a geração de resíduos uma vez que muitos elementos são prefabricados.

Para quê?

Acreditamos numa arquitetura contemporânea mas sustentável e com máximo respeito pelo ambiente. Utilizamos para isso equipamentos com instalações eficientes que permitem uma economia de até quase 70% nos custos de ar-condicionado.

Estes cuidados em fase de projeto permitem que os futuros proprietários tenham menos custos com o aquecimento e arrefecimento do edifício assim como melhora o conforto interior da habitação uma vez que gera a temperatura ideal tanto no verão como no inverno.

Graças ao isolamento de alto desempenho (poliestireno extrudido), aliada á utilização do betão com o seu alto grau de inércia térmica, permite obter um edifício com um elevado isolamento externo, oferecendo o máximo conforto.

Uma vez que o betão tem uma baixa emissividade de CO2 para a atmosfera e uma vida útil de mais de 100 anos, contribuímos para tornar o planeta mais limpo e sustentável.

Desta forma além das nossas habitações serem construídas com um sistema construtivo amigo do ambiente, conseguem atingir um desempenho energeticamente eficiente, atingindo classificações energéticas do tipo A+ e A em função dos sistemas de climatização escolhidos pelo cliente bem como da própria localização e desenho do projeto.

Sobre

A SPRALiving aparece no mercado para colmatar uma necessidade muito particular de conjugar rapidez de construção com design, qualidade, durabilidade e eficiência energética, no setor residencial.

A marca quer-se assumir como inovadora na construção de habitações unifamiliares e multifamiliares industrializadas em betão, bem como focar-se em obter os melhores resultados para os nossos clientes.

Contactos

Rua Lagoa do Junco, N.º 119 - Moitinhos
3830-265 Ílhavo
Portugal

+351 234 329 461
Chamada para a rede fixa nacional

+351 966 391 033
Chamada para rede móvel nacional